Contabilidade para empresas prestadoras de serviços

Time de Conteúdo • jan. 31, 2023

O setor de serviços é o segmento que mais cresce e se destaca no cenário nacional, sendo o responsável por um crescimento de mais de 70% do PIB Nacional durante 2022. 


Entretanto, por caracterizar-se pelo atendimento a terceiros, o volume de demandas para quem oferece soluções de qualidade são muito altas, gerando um fluxo de caixa altamente rotativo. 


Associado a isso, existem os desafios legais para confeccionar contratos para
prestadores de serviços dos mais variados perfis jurídicos: pessoas físicas, empresas de todo porte e órgãos de Governo.


Neste artigo você irá compreender a importância de contar com uma
contabilidade para empresas prestadoras de serviços.


Como funciona uma empresa prestadora de serviços?

As empresas de serviços são caracterizadas por extrair seus rendimentos de recursos não tangíveis, haja vista que suas atividades não envolvem a produção ou comercialização de produtos. 


Logo, serviços são atividades não tangíveis, que operam como soluções de natureza técnica ou intelectual para diferentes necessidades de clientes individuais, ou entidades, gerando um valor agregado a quem os adquire. 


Nesse sentido, o setor de serviços não é um segmento em si, mas sim um tipo de atividade comercial típica de uma gama enorme de negócios. Alguns exemplos de prestadores de serviços, são: 


  • Agências de comunicação, marketing e publicidade; 
  • Provedores de internet e plataformas de streaming;
  • Empresa de manutenção, limpeza e conservação; 
  • Buffets e agências de promoção e eventos;
  • Salões e beleza;
  • Contabilidades; 
  • Dentre diversos outros.

Tributações para o setor

As atividades de prestação de serviços são regulamentadas pela Lei Federal 8.078/1990. Dessa forma, conforme as previsões legais para o segmento, além do ISS, e das  contribuições previdenciárias – pertinentes a qualquer negócios regulamentado –  os impostos mais comuns para o setor, são: 


  • PIS e COFINS;
  • IRPJ;
  • CSLL.

Desafios da nova lei do ISS

Com a  entrada em vigor em 2020 da Lei Complementar n.º 175 , a contabilidade para empresas prestadoras de serviços passou a ter que lidar com alíquotas específicas cada vez que presta serviços para um município diferente de seu domicílio fiscal


Isso porque a Lei estabelece que os percentuais para o Imposto Sobre Serviços (ISS) são fixados a partir das regras do local em que o serviço é tomado, podendo variar de  2% a 5%. 


Isso faz com o que muitas horas sejam consumidas em cálculos complexos à medida que o negócio cresce, impactando na produtividade operacional e, muitas vezes, demandando a contratação de mais profissionais para o negócio.


Agora que você já compreende o que caracteriza o segmento e quais os principais desafios, é hora de conhecer as vantagens de se trabalhar com uma
contabilidade para empresas prestadoras de serviços.


Como uma contabilidade especializada em empresas prestadoras de serviços ajuda no crescimento dos negócios?

Os serviços contábeis são relevantes para a garantia de assertividade nos negócios, desde a abertura da empresa, até as mais diferentes fases de desenvolvimento do negócio.


Abertura e regularização

Nas etapas iniciais da composição de uma empresa em prestação de serviços, um profissional contábil especializado será determinante para prestar suporte na organização de demandas burocráticas, tais como: 


  • Definição da natureza jurídica e porte da empresa;
  • Escolha do regime tributário;
  • Adequada classificação das atividades comerciais da empresa conforme a CNAE;
  • Emissão de alvarás, certificados e autorizações de funcionamento da empresa.
  • Elaboração de um plano de negócios para operacionalizar o funcionamento da empresa da melhor forma.


Precificação de Serviços

Um dos principais desafios das empresas prestadoras de serviços é a formação de preços, já que a determinação de preços em um negócio demanda a avaliação de diversos elementos complexos, que cruzam dados dos custos de execução, escassez, experiência do cliente, dentre outros. 


Realizar estas análises é tarefa complexa. Não por acaso,
89% dos empreendedores brasileiros têm dificuldades nesse aspecto. 


Uma
contabilidade para empresas prestadoras de serviços pode realizar este trabalho com precisão, enquanto você se foca nas atividades de mercado de sua empresa. 


Esse ponto é muito importante, pois a oferta de serviços de qualidade associada a preços atrativos é uma das principais estratégias para garantir a
escalabilidade nestes negócios. 


Mais tempo para gestão estratégica

Assim como assume as demandas burocráticas que dizem respeito à estruturação e regularização do negócio, uma contabilidade para empresas prestadoras de serviços é uma aliada na gestão, na organização e otimização do desempenho de atividades administrativo-financeiras da empresa. Alguns exemplos, são: 


  • Controle de estoques;
  • Suporte na gestão de Notas Fiscais;
  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Análise de concorrência;
  • Gestão de tributos e busca por incentivos fiscais;
  • Dentre outros serviços.


Os resultados são custos operacionais mais controlados, redução dos gargalos, por  obter o apoio de especialistas, a gestão pode se focar no desenvolvimento de atividades mais estratégicas para a empresa. 


Conte com o suporte da Legalize Contabilidade!

Com  mais de 13 anos de atuação no mercado contábil, o time da Legalize Contabilidade  atende empresas de todo o Brasil a partir da  cidade de Canoas-RS. Para amplificar a abrangência e dinamismo de nossos serviços, a Legalize acaba de chegar também a São Paulo. 


Somos especializados em serviços inovadores,  potencializando o desempenho e a segurança de  nossos clientes por meio de processos e plataformas tecnológicas de ponta. 


Contamos com um time repleto de profissionais
especializados  no ramo de serviços, que vivenciaram a experiência de empresários neste segmento.


Entre em
contato e conheça nossas soluções sob medida para sua empresa!


Continue a leitura:
Precificação de serviços: como fazer e 4 dicas para ter sucesso.

Contate-nos

16 abr., 2024
O papel da contabilidade gerencial no processo de tomada de decisão das organizações
01 abr., 2024
Saiba como desenvolver algumas dessas habilidades
20 mar., 2024
O que eu preciso saber sobre o IRPF 2024?
Share by: