Precificação de serviços: como fazer e 4 dicas para ter sucesso

Time de Conteúdo • dez. 28, 2022

O empreendedorismo tem sido crescente entre os brasileiros. Só em 2021, o país ganhou 3,9 milhões de novos negócios. E do total de empresas no mercado, mais de 70% estão no setor de serviços. 


Diante desse mar de novos negócios, estar atento às estratégias de gestão de finanças é a base para que sua empresa não naufrague nos primeiros anos. E um dos aspectos mais importantes para que uma empresa tenha equilíbrio financeiro e possa lucrar é acertar na
precificação.


Esta afirmação pode parecer um tanto óbvia, mas a
precificação de serviços pode ser um tanto subjetiva.


Não por acaso,
89% dos donos de negócios têm insegurança na hora de precificar seus serviços.  Uma precificação desajustada pode levar a prejuízos financeiros, perda de mercado ou mesmo à falência do negócio.


Por isso, para você assumir as estratégias certas e de precificação de serviços, gerando lucros para seu negócio, criamos este artigo com 4 dicas de sucesso para sua empresa prosperar no mercado.


Boa leitura!

O que é a precificação de serviços?

A precificação de serviços é a definição estratégica dos valores, que serão cobrados pelas soluções que sua empresa oferece.

Diferentemente de negócios baseados na venda de mercadorias, a precificação não se dá de um modo objetivo, avaliando os custos envolvidos na produção. Ainda, você não tem um preço original para se referenciar. 

O que torna o processo mais complexo no setor de serviços é que, para realizar uma precificação assertiva, é necessário analisar despesas intangíveis dos negócios, como:


  • Tempo de realização;
  • Qualificação técnica demanda;
  • Valor agregado;
  • Referência da marca;
  • Escassez;
  • Preços médios da concorrência;
  • Dentre outros. 


Agora que você conhece os principais desafios da precificação, continue a leitura para descobrir como fazer e 4 dicas para ter sucesso.

Como fazer a precificação de serviços corretamente?


Como já abordamos, a
precificação de serviços é um trabalho bastante técnico, que demanda uma análise cautelosa do mercado, da concorrência e de indicadores internos complexos.


Entretanto, existem algumas estratégias que conferem mais precisão na
formação de preço para seus serviços. Vamos a elas?


1-Realize um cálculo de lucro

Um dos pontos principais é o cálculo da margem de lucro, pois ela pavimentará o território para as demais estratégias de análise e servirá de base para tomadas de decisões e análises de viabilidade de projetos. 


O processo é realizado em etapas. Primeiramente, afere-se o faturamento. Ele  indica quanto de capital a empresa arrecadou em um dado período. 


Entretanto, parte deste dinheiro é destinado a liquidar dívidas com credores e obrigações fiscais. 


Assim, o lucro é a avaliação de quanto deste capital sobrou após a empresa arcar com todas as despesas para seu funcionamento. E tem o papel na
precificação de conceber um valor de referência de qual o mínimo um serviço precisa custar para ser rentável.


Leia mais em:
Descubra como fazer um controle de contas eficiente no seu negócio.


2-Analise os custos fixos e custos variáveis da empresa 

Empresas de serviços têm diferentes despesas relacionadas ao seu modo de funcionar. Realizar uma precificação assertiva demanda uma compreensão de como estes gastos incidem nos negócios. São eles:


  • Custos fixos: incidem invariavelmente, sem dependência do fluxo ou volume de produção. Por exemplo, os custos para manutenção e limpeza de um estabelecimento.
  • Custos variáveis: são oscilantes, pois estão diretamente atrelados à demanda por serviços. Estão relacionados à compra de insumos, mão de obra e gastos relacionados à prestação de atendimentos são exemplos. 


3-Calcule sua taxa horária

Para tanto, é interessante determinar uma faixa de horas que você pretende trabalhar em um ano calendário, multiplicando as jornadas de trabalho semanais pelas 52 semanas anuais, feriados, férias e folgas. 


Separe em torno de 20% das horas trabalhadas para serem estimadas como não faturáveis. As horas não faturáveis dizem respeito àquelas que não produzem receita, como, por exemplo, demandas burocráticas, negociações ou atendimentos. 


Faça um levantamento de todas as suas despesas e dívidas por suas horas faturáveis. Isso indicará sua taxa horária. Isso indica a média do que você deve ganhar por hora de serviço prestado
, na hora de fazer a precificação.


4-Defina sua margem de lucro

Como abordamos, o lucro é o valor que resta após você arrecadar o suficiente para liquidar suas despesas. Trabalhar com uma faixa de lucro na hora de planejar sua precificação possibilita a criação de uma reserva de capital.


Este dinheiro em caixa é fundamental, seja para um investimento, para gerir imprevistos ou temporadas de baixas demandas, dentre outros. 


Esta etapa é imprescindível ser feita com o suporte de um contador, para que a definição da margem de lucro em sua
precificação de serviços seja assertiva e realista. 

Um cálculo abaixo da média levará sua empresa a trabalhar no limite das arrecadações, ao passo que um preço muito elevado pode tornar seu serviço pouco competitivo no mercado.


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Neste sentido, contamos com profissionais altamente capacitados na
contabilidade para o setor de serviços, com ênfase na precificação, um serviço nem sempre fácil de se encontrar no mercado. 


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