A importância das relatórios gerenciais para a tomada de decisão

Time de Conteúdo • out. 11, 2022

Diversos são os fatores que influenciam na melhoria da gestão de um empreendimento. Entretanto, quanto mais estratégica para a gestão, mais chance de sucesso em curto prazo ela apresenta. 


Nesse sentido, os
relatórios gerenciais são ferramentas de extrema importância. 


Esta estratégia lança mão da expertise de especialistas na análise de dados em determinadas frentes de serviço aliada à alta capacidade de apuração de dados das tecnologias digitais.


Como resultado, apresentam diagnósticos detalhados sobre diferentes departamentos das empresas. Se você ainda não utiliza esta ferramenta, continue a leitura e compreenda como os
relatórios gerenciais são essenciais para otimizar as tomadas de decisões em seu negócio.


Tenha uma boa leitura!


O que são relatórios gerenciais?

Relatórios gerenciais são documentos sobre áreas específicas de uma organização, produzidos a partir de uma análise pormenorizada de dados de desempenho da empresa.

Têm por objetivo justamente reunir indicadores de relevância para direcionar a empresa em tomadas de decisão sensíveis para o crescimento do negócio. 

Dessa forma, é imprescindível que relatórios gerenciais sejam documentos bem confeccionados, didáticos, e de leitura intuitiva. 

Dentre as muitas frentes de contribuição de um relatório gerencial podem-se destacar: 


  • Visão 360º do empreendimento;
  • Compreensão real e atualizada da situação do empreendimento; 
  • Tomadas de decisão mais assertivas, baseadas em dados;
  • Mais organização e acessibilidade para informações e indicadores do negócio;
  • Informações detalhadas de cada setor;
  • Dentre muitos outros.


Por meio destes e outros indicadores, os relatórios gerenciais garantem mais transparência e assertividade para ações e projetos de implementação de performance do empreendimento. 

Agora que você já compreende como um relatório gerencial pode determinar as tomadas de decisão em um negócio, é hora de conhecer alguns dos tipos mais utilizados. 

Leia também: Planejamento tributário para empresa de serviços: dicas essenciais para o sucesso


Quais são os tipos de relatórios gerenciais?

Uma vez que têm por objetivo analisar a qualidade de desempenho da empresa em seus diferentes mecanismos de atuação, e que juntos compõem o alinhamento do negócio como um todo. 


Os
relatórios gerenciais podem apresentar diferentes configurações e aplicabilidades. Confira os principais modelos.


Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)

O DRE tem como objetivo detalhar a formação do resultado líquido de uma atividade empreendedora apurada por meio do regime de competência


O DRE permite duas categorias de análise:


  • Análise horizontal: são analisadas temporalmente a receita e as despesas, para identificar como se deu sua evolução. 
  • Análise vertical: indica resultados em efeito cascata. Busca identificar o percentual de determinada despesa no montante geral.


Relatório de fluxo de caixa

Este modelo busca monitorar minuciosamente recortes específicos de tempo, administrando toda a movimentação de entrada e saída de capital, de onde vêm e a que se destinam.


Assim, este relatório gerencial tem por objetivo acompanhar o desempenho em curta periodicidade e balizar ações rápidas e mudanças de curto prazo no sentido de prevenir danos ao empreendimento ou prolongamento de estratégias pouco rentáveis.


Relatório de vendas

Faz o levantamento do faturamento das vendas e do desempenho da equipe comercial. 


Neste modelo de
relatório gerencial,  são avaliados em curto, médio e longo prazo, o desempenho de diferentes produtos e equipes, a fim de analisar qual a estratégia mais rentável para a geração de lucros. 


Relatório de contas a pagar e a receber

Juntos, compõem uma importante ferramenta para o equilíbrio financeiro do negócio. 


Por meio destas ferramentas o empreendedor tem acesso a informações exatas sobre quais despesas devem ser quitadas e qual a previsão de entrada de capital no caixa da empresa em determinado período de tempo. 


Relatório de satisfação do cliente

Relatórios de satisfação do cliente são ferramentas extremamente eficazes para saber quais estratégias estão tendo mais aderência e produzindo mais lucratividade frente ao mercado.


Dados coletados a partir da avaliação dos clientes, quando bem geridos, permitem mais assertividade em frentes como gestão da marca, perfis de atendimento e abordagem precificação, dentre outros. 


Qual  importância das relatórios gerenciais para a tomada de decisão

Como você pode ver, os relatórios gerenciais reúnem dados importantes para que a empresa possa analisar precisamente a própria saúde e projetar ações de investimento ou expansão dos negócios no futuro, bem como ajustar estratégias ou procedimentos conforme as necessidades do negócio. 

Um relatório gerencial proporciona:


  • Base para projeções sazonais e antecipações a situações de crise;
  • Fortalecimento do desempenho dos negócios a partir do estudo de dados detalhados e atualizados;
  • Quantificação de desempenho de todos os processos internos do negócio;
  • Análises com a interpretação dos números apresentados.

 

Agora que você compreende a importância das relatórios gerenciais para a tomada de decisão, é hora de contar com o suporte especializado de quem entende do assunto

Conte com o suporte especializado da Legalize Contabilidade!

Na hora de criar relatórios realmente úteis para o progresso do seu empreendimento, venha conhecer as soluções da Legalize Contabilidade!

Somos uma contabilidade que atua no mercado há mais de 13 anos e tem experiência na produção de resultados de sucesso para empreendedores dos mais variados segmentos.

Nossa missão é proporcionar aos nossos clientes os melhores resultados contábeis e para tanto, temos perícia no desenvolvimento de relatórios gerenciais ricos e bem estruturados. 

Entre em contato e fale com um de nossos consultores!

Estas informações foram úteis? Confira mais em nosso blog. Siga também as nossas redes sociais!

Leia mais: Descubra como fazer um controle de contas eficiente no seu negócio.


Contate-nos

16 abr., 2024
O papel da contabilidade gerencial no processo de tomada de decisão das organizações
01 abr., 2024
Saiba como desenvolver algumas dessas habilidades
20 mar., 2024
O que eu preciso saber sobre o IRPF 2024?
Share by: